Tiamat

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RPG interpretativo medieval situado num mundo de magia e de dragões.


    [Sistema] Habilidades e desenvolvimento

    O Branco
    O Branco
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    Mensagem por O Branco Qui Dez 26, 2019 9:13 pm

    HABILIDADES E DESENVOLIMENTO


    [Sistema] Habilidades e desenvolvimento RPG-Tiamat-Habilidades

    Você mergulhou na grande biblioteca através curvas e lugares escuros e, por fim, encontra uma prateleira contendo uma pilha de pergaminhos e tomos antigos contendo informações sobre todas as habilidades conhecidas do mundo.

    Habilidades são uma forma de desenvolver seu personagem ficando ao lado dos atributos. Assim como os segundos, para que você possa desenvolver ou mesmo evoluir uma habilidade, você precisa investir pontos, chamados de Pontos de Desenvolvimento (PD).

    Cada personagem inicia o jogo com 1 PD e recebe 1 PD após cada nível de experiência.

    As habilidades são distribuídas entre vantagens e desvantagens –  que podem ser adquiridas exclusivamente na criação da ficha –, conhecimentos, ofícios, perícias e habilidades propriamente ditas.

    Conhecimentos, ofícios e perícias podem ser adquiridas independentemente da classe do seu personagem, bastando observar os requisitos. Cada conhecimento, ofício ou perícia ocupa 1 aprendizado, sendo que personagens mais inteligentes podem aprender mais. Cada vez que você evolui um ofício ou perícia, você mantém o custo de 1 aprendizado.

    Diferente destes, as habilidades só podem ser adquiridas observando os domínios do seu personagem.

    CRIAÇÃO


    Além dos itens já citados, é possível criar outros tantos. Para isso, basta proceder até a Área de Criação e postar sua ideia para avaliação.
    MODELO PARA CONHECIMENTO:
    MODELO PARA OFÍCIO:
    MODELO PARA PERÍCIA:
    MODELO PARA HABILIDADE:

    VANTAGENS E DESVANTAGENS


    Diferentemente das outras formas de desenvolvimento, as vantagens e desvantagens podem ser acessadas exclusivamente na criação da ficha do personagem. As desvantagens oferecem alguma penalidade permanente. Algumas delas podem estar descritas como traços do seu personagem, como, por exemplo, curioso. Entretanto, uma vez que tenha adquirido uma desvantagem, ela se torna algo que você não pode evitar em hipótese alguma. Em contrapartida, elas oferecem um saldo positivo de pontos de desenvolvimento.
    DESVANTAGENS:
    VANTAGENS:

    CONHECIMENTOS


    Como o próprio nome já diz, conhecimentos são aquilo que seu personagem sabe em profundidade. Os conhecimentos são vantagens mais passivas e interpretativas, mas jamais subestime-os: eles podem ser essenciais para salvar sua vida ou levá-lo até aquele tesouro.

    Além de habilidades de sobrevivência, conhecimento sobre inimigos e terrenos, existem também aqueles aplicáveis na fabricação, reconhecimento e utilização de itens.

    Cada conhecimento custa um valor fixo de 2 PD.
    CONHECIMENTOS:

    OFÍCIOS


    Ofícios são habilidades utilizadas principalmente para fins comerciais. Dentre elas, destacam-se aqueles necessários para a fabricação de itens. São divididos em três níveis, sendo estes iniciante, experiente e mestre. Iniciantes podem criar itens até a qualidade ‘comum’; experientes podem criar até a qualidade ‘bom’; mestres podem criar até a qualidade ‘excepcional’. Itens de qualidade ‘lendário’ não podem ser criados por meios comuns.
    OFÍCIOS:

    PERÍCIAS


    Perícias são as técnicas adquiridas através de treinamento e atuam como habilidades que não exigem custo em energia, além de ditar o que você pode ou não executar. Diferentemente dos itens anteriores, as perícias apresentam requisitos em atributos. Custam 1 PD e algumas perícias possuem níveis, sendo necessário comprar o anterior.
    PERÍCIAS:

    HABILIDADES


    As habilidades são aquilo que tornam o você excepcional. São intimamente relacionadas com a sua classe e só podem ser adquiridas dentro dos seus domínios.

    As habilidades existem em três níveis, sendo eles 1, 2 e 3. Os níveis de habilidade referem-se ao seu potencial e também a seu custo de energia.

    Habilidades de nível 1 custam entre 10 e 15% de energia e tem o potencial para causar pequenos danos. No nível 2, o custo é entre 15 e 30% e o potencial é para grandes danos; no 3 entre 30 e 50% e o potencial é avassalador.

    O custo em PD para aprender uma habilidade é de 1 PD para uma habilidade de nível 1, 2 para uma de nível 2 e 4 para uma de nível 3.

    As habilidades são sempre mediadas por dois atributos, sendo um deles um secundário, que vai ditar redução de custo de energia, quando aplicável, e um primário, que subentende uma habilidade necessária para utilizá-la. Ambos podem existir como requisito para o aprendizado. Além disso, outros atributos podem atuar como modificadores interpretativos.

    Algumas habilidades podem possuir níveis, sendo necessário adquirir todos eles para alcançar um mais alto. A única exceção para essa regra são os feitiços, cujo nível serve a outra funcionalidade.

    Feitiços de nível 1 apresentam um número restrito de utilização; no nível 2 eles tornam-se permanentemente ativos ou podem ser ativados e desativados um número indefinido de vezes, constituindo a classe dos itens mágicos; por fim, o nível 3 são os feitiços especiais que requerem ou uma grande quantidade de material para sua fabricação, ou uma grande quantidade de feiticeiros para canalizá-lo ou meios extremamente complexos de fabricação. Esses últimos são a classe de habilidades mais poderosa do universo de Tiamat.
    DOMÍNIO:

      Data/hora atual: Ter maio 07, 2024 12:13 pm